segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SEMENTE PURA: Grupo de Estudos em Música e Arte

Criado por Vinícius Renzulli em meados do segundo semestre de 2008, este é apenas um nome que veio para reunir diante de si uma série de estudos e trabalhos que venho fazendo há anos.

Este Grupo de Estudos em Música e Arte se propõe à constante reflexão que se expressa no ato artístico. Trata-se da sensibilidade que se expressa na criatividade do ato e que eleva a arte ao próprio organismo. Nesta relação, a música emerge como um infinito de possibilidades e se mostra como uma linguagem do movimento, como algo que permeia as estruturas do tempo e é por ele permeada. Cada interação se abre como uma possibilidade sonora peculiar e isto, lançado à infinidade de possibilidades de interações, abre caminho ao alcance das mais distintas sonoridades. Esta interação, no que cabe à música, é a força do choque que marca o instante do ato. Neste ponto, a percussão se mostra como a essência do ato musical, pois é ela quem define o choque e quem marca o instante, através da interação entre duas forças que se encontram no ato percussivo.

Expandindo estas relações aos domínios da arte como um todo, todas as formas de expressão podem ser vislumbradas dentro destes mesmos aspectos. Assim, o teatro, a dança, as artes plásticas e todas as formas pelas quais a arte se mostra, juntando-se também à música, podem ser vistas numa mesma interação como o próprio ato artístico. Pois o ato artístico, assim como este escrito pretende apontar, é essencialmente esta interação em que toda forma de arte se mistura numa só coisa: a própria arte.

Projetos de Estudo


* Grupo de Estudos de Ritmos e Manifestações Populares Brasileiras (ensaios para a criação de um grupo de pífanos e percussão)

* Estudo acerca das origens da percussão, da música e da arte como origens da linguagem e da expressão humanas

* Estudo da infinidade sonora e da música na amplitude experimental

* Criação e construção artesanal de instrumentos musicais, tradicionais e alternativos, e construção de instrumentos com material reciclável e rejeitos, reutilizando materiais descartados

* Estudo de diferentes formas do Artesanato em Macramê e formas primitivas de costura e trabalho manual

Trabalhos Realizados


* Intercâmbio Artístico-Cultural com a Asociación Cultural El Güegüence, de Diriamba, Carazo, Nicarágua (2010)

* Ato Performático Popol Vuh (2009)

* Oficina de Ritmos de Percussão e Construção de Instrumentos (2009)

* Espetáculo “Candomblé e os Orixás” (2008)

* Artesanato em Macramê

* Ciclo de Oficinas: A Percussão através das Manifestações Artísticas Populares (2008)

Trabalhos Atuais


* Silêncio do Barulho (em fase de criação – 2010)

* Oficina de Ritmos de Percussão e Construção de Instrumentos Artesanais (2009-2010)

* Artesanato em Macramê (2009-2010)

* Grupo de Estudos de Ritmos e Manifestações Populares Brasileiras (2009)

* Ato Performático Popol Vuh (2009)


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Oficina de Ritmos de Percussão e Construção de Instrumentos

Acontece a partir de setembro a Oficina de Ritmos de Percussão e Construção de Instrumentos, sempre às sextas-feiras, das 18h00 às 20h30, na Sala de Oficinas do DCE – Piso térreo do Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina, bairro Trindade, em Florianópolis.

A proposta desta Oficina é iniciar os estudos musicais a partir da percussão, refletindo sobre as origens da expressão humana e de suas manifestações artísticas. Durante os estudos, serão apresentados diversos ritmos brasileiros e africanos através dos quais os participantes realizarão um passeio buscando aprender alguns dos principais toques, além de desenvolver a percepção rítmica e ampliar a consciência musical e artística. A Oficina também será um espaço para a construção artesanal de alguns instrumentos de percussão relativos às manifestações estudadas e outros instrumentos alternativos. Os instrumentos serão construídos em grupo no decorrer da Oficina.

Pretende-se, no decorrer do estudo, criar uma apresentação artística em grupo, partindo da composição de peças musicais que concentrem todos os elementos estudados, para ser apresentada ao público.

A Oficina de Ritmos de Percussão e Construção de Instrumentos faz parte do projeto Oficinas do DCE, realizado pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSC, e é uma iniciativa prática do Semente Pura: Grupo de Estudos em Música e Arte.
As oficinas são abertas à todos os interessados. e têm o valor de R$ 30 por mês.

Inscrições e informações pelo telefone (48) 8446-4305 ou pelo e-mail sementepura@bol.com.br
Oficineiro: Vinícius Renzulli

http://sementepura.blogspot.com/