sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cacos de Cerâmica - fragmento de um processo criativo



Cacos de Cerâmica
fragmento de um processo criativo




# Projeto Música Barro:
criação musical para objetos de cerâmica

O projeto tem como objetivo registrar todo o processo de trabalho de uma olaria e dos artistas envolvidos, que culmina com a criação cerâmica. Com os diversos objetos cerâmicos dispostos pelo espaço do ateliê, os músicos exploram os diferentes timbres e as muitas maneiras de se extrair sons dos mesmos, abrindo caminhos para a criação musical inusitada e orgânica a partir da peculiar sonoridade da cerâmica, e da unicidade de cada objeto no potencial sonoro. O ato da percussão -- o choque de forças em potencial -- cria um ambiente sonoro onde o artista da cerâmica se insere no movimento de seu trabalho, imerso na freqüência musical que vibra nos objetos por ele criado. Assim, o projeto acaba por ser "transartístico", pois é música ao mesmo tempo em que é arte plástica, pela criação cerâmica que se faz com barro; ao mesmo tempo em que é cênico, pela configuração do espaço e pela performance dos músicos; ao mesmo tempo em que é audiovisual, visto a concepção da produção de um documentário a respeito do processo de criação com barro, onde o oleiro faz a cerâmica e o músico toca; sendo que todas estas formas, mesmo que firmando-se cada uma como tal neste todo "transartístico", se convergem numa única composição.

Percorrendo os caminhos da criação e investigando as possibilidades de interação entre as formas artísticas, Semente Pura: Grupo de Estudos em Música e Arte apresenta o espetáculo Cacos de Cerâmica, uma das infinitas formas possíveis de se apresentar o processo criativo do projeto Música Barro: criação musical para objetos de cerâmica, que aqui se mostra em fragmentos, atos, como uma performance musical. Afinal, como diz Rosival (no vídeo) "o trabalho que a gente está fazendo aqui é infinito" e, assim sendo, as formas de sua manifestação seguem em processo de transformação. Neste espetáculo, os músicos se encontram em um ambiente onde há diversos objetos de cerâmica dispostos, configurando o espaço. Explorando diversas formas de se tocar estes objetos, muitos sons começam a fluir, como num diálogo onde muitas vozes e timbres sonoros estão se interagindo num certo ritmo, que varia de constância, mas, como um todo, mantêm uma freqüência única.

A forma musical de Cacos de Cerâmica, propondo-se como linguagem original, segue o percurso de um caminhar na floresta, onde distintos sons soam de maneira surpreendente e inusitada, configurando um ritmo único e peculiar da passagem pelos ambientes desta floresta. Aqui a pulsação do coração soa junto com o balançar das árvores, o canto dos pássaros, o movimento dos animais, o fluxo do rio, isto é, um todo orgânico que configura o ambiente. Do diálogo entre os tocadores, a mistura de ritmos e timbres, alturas e intensidades, as quebras e quiálteras, cria-se um ambiente sonoro a cada vez único e peculiar, compondo a música.


# Cacos de Cerâmica - fragmento de um processo criativo

FICHA TÉCNICA

..Oleiro
Rosival dos Santos Pereira e Equipe

..Músicos
Cassiano Magrão
Ivan Vendemiatti
Leocito
Vinícius Renzulli

..Concepção e coordenação
Vinícius Renzulli

..Imagens
Ivan Vendemiatti

..Edição
Raphael B.

..Produção
Semente Pura: Grupo de Estudos em Música e Arte

http://sementepura.blogspot.com
sementepura@bol.com.br

Florianópolis/SC/Brasil/Terra
inverno,primavera,2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário